Cidadania e Participação
Baixe a apresentação de slides desse conteúdo: Download
A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos da vida, onde o cidadão deve exercer seu papel na construção da democracia social.
Ser cidadão é ter consciência dos seus direitos e deveres numa sociedade democrática. É atuar com ativamente para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Ser cidadão é estar sempre alerta e bem informado.
É ser crítico, criativo,capaz de avaliar suas condições sociais, econômicas, dimensionar sua participação histórica, reconstruir suas práticas participar decisivamente da sociedade e da economia.
É fundamental a participação da população no processo de construção, elaboração e definição de ações que venham lhe garantir uma melhor qualidade de vida.
Como exemplo temos a construção do Plano Plurianual Participativo (PPA-P). Instrumento de planejamento onde o Executivo Municipal abre espaço para participação popular e se compromete, num período de 4 anos, a implementar, de forma regionalizada, um plano de investimentos prioritários voltados às necessidades reais da população.
Participação popular não significa apenas ouvir as demandas da sociedade, mas permitir a transparência da gestão pública, e, principalmente, consentindo que a população tenha voz ativa e acompanhe as políticas do município.
Portanto, a participação nos Conselhos Municipais e Associações de Moradores e outras são poderosos instrumentos de participação popular e exercício do controle social.
Não desperdice oportunidades de participação na vida pública de seu Município, Estado e País. Você é muito importante para mudanças que precisarmos. Acompanhe as ações dos Gestores para melhor aplicação dos recursos públicos.
Cumprindo com suas obrigações e exigindo seus direitos de Cidadão poderá contribuir para construção de uma Nação forte e capaz de prover qualidade de vida a toda população.