Confira a ata da Audiência Pública sobre LOA 2016

por deneripr — publicado 17/11/2015 12h52, última modificação 04/11/2020 10h42
Confira na íntegra a ATA da Audiência Pública realizada no dia 11/11/2015 às 19:30 horas no Plenário Henrique Simionatto, para discutir a LOA 2016

ATA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LOA/2016 - Aos onze (11) dias do mês de Novembro (11) de Dois Mil e Quinze (2015), no Plenário Henrique Simionatto, anexo à Câmara Municipal de vereadores, no horário das dezenove e trinta horas, reuniram-se em audiência pública, representantes da Sociedade Civil organizada, acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis e Administração do Vale do Juruena ( AJES) , atletas do de Handebol de Juína, representantes de Sindicatos e Associações  de Bairros,  representantes de Conselhos Municipais, Secretários Municipais de Educação, Esporte, Agricultura, Administração e Finanças, os vereadores Sandro, Irene, Nádia, Antonio Munhoz, Valdemar Teixeira de Farias, servidores da Câmara Municipal  e representantes do setor Contábil da Prefeitura Municipal de Juína,  para analisar e discutir a Lei Orçamentária para o Ano de Dois Mil e Dezesseis. Fez abertura do evento a senhora Ivani Cardoso Dalla Valle, Presidente da Câmara Municipal de vereadores de Juína, dando boas vindas aos presentes e agradecendo a todos por aceitar o convite e comparecer a AUDIÊNCIA para tratar de assunto de grande relevância para o Município e para a Administração como um todo.  Enfatizou que esta será uma aula diferente, uma aula de cidadania, onde os acadêmicos e população terão oportunidade de verificar e questionar sobre este documento tão importante e complexo, que é base da Gestão Pública Municipal. Na seqüência o senhor Nataniel Tomazini, professor da AJES e contador da Prefeitura Municipal passou a conduzir a apresentação, exibindo um vídeo explicativo sobre LOA, LDO e PPA , como são elaborados e  para que servem. Na sequência,  passou a apresentar o orçamento anual, primeiramente como se dará a receita - recursos para execução das atividades   e a seguir apresentou  todas as despesas e ações previstas na administração municipal por setores, departamentos e secretarias. Foi evidenciado pelo Professor como e onde  deverão ser aplicados os recursos fonte de financiamento próprio e convênios com outros entes. Após apresentação detalhada do documento, foi aberto para perguntes e elucidadas todas as dúvidas apresentadas. Foi informado aos presentes, pela Presidente da Câmara de Vereadores que a LOA já foi analisada pelos vereadores (em grupo) e apresentado ao executivo os pontos que não foram contemplados e suscetíveis de emendas.  Após a manifestação do público e esgotado questionamentos, foi apresentado um vídeo - "Só de Sacanagem", que aborda a corrupção na política conclama os cidadãos serem, mais honestos em suas atitudes diárias. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a AUDIÊNCIA PÚBLICA às 21:45, com a palavra da Presidente, agradecendo a todos pela participação e convidando para continuar exercendo sua cidadania através da participação na gestão pública, acompanhando, fiscalizando e denunciando. Falou do Portal Transparência tanto da Prefeitura como da Câmara de Vereadores que está a disposição de todos para este acompanhamento. Juína, 11 de novembro de 2015.